O que é Marketing Digital?

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O que é Marketing Digital

O que é marketing digital? Por que falam tanto sobre isso hoje? O que isso pode gerar de benefícios para você ou para o seu negócio? Vamos tentar falar aqui um pouco do conceito do marketing digital, da história, mas também sobre as táticas e aplicações práticas do marketing feito através de canais digitais.

Google Trends: O que é Marketing Digital

Fonte: Google Trends

O que é Marketing Digital?

Primeiro conceito de o que é marketing digital – Marketing digital é marketing, o bom e velho marketing. No entanto, cunhou-se este termo para definir o marketing de produtos e serviços utilizando tecnologias digitais, principalmente a internet, mas também incluindo os celulares entre outros dispositivos e meios digitais.

Definitivamente, o marketing digital revolucionou a forma como as empresas utilizam a tecnologia em favor do seu marketing. Sem dúvida, as campanhas de marketing digital estão se tornando cada vez mais vitais, bem como eficientes. As plataformas digitais estão cada vez mais incorporada aos planos de negócios e marketing.

Você já deve ter ouvido falar sobre Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM), Content Marketing, Automação de Marketing, Social Media Marketing, E-mail Marketing e outras táticas utilizadas dentro de uma estratégia de marketing digital. Algumas táticas estendem-se por canais “offline”, mas digitais, como SMS e MMS em celulares.

História do Marketing Digital

Segundo a Wikipedia, o marketing digital foi usado pela primeira vez na década de 90, mas com raízes desde a década anterior, quando o Grupo SoftAd desenvolvia campanhas para empresas de automóveis. Entretanto, foi entre os anos de 2000 e 2010, que o marketing digital explodiu, guiado pela proliferação de meios digitais, do acesso e da capacidade dos dispositivos.

É comum ainda ouvir outros termos para o marketing digital como “marketing online”, “marketing na internet” ou “marketing na web”. O fato é que o marketing digital ter se tornado cada dia mais popular.

Uso do Marketing na Era Digital

As estratégias de marketing digital estão se tornando cada vez mais necessárias para as empresas conseguirem atingir um público cada vez mais informado, que quer ofertas cada vez mais sofisticadas ao longo da jornada de compra.

Há muitas maneiras de se beneficiar do marketing digital em seus esforços de marketing. As marcas, além de usar o marketing digital para comercializar seus produtos e serviços, podem usá-lo para dar suporte online ao cliente, até 24/7, fazendo o cliente se sentir apoiado e valorizado.

Usar o marketing digital nas mídias sociais permite entender o pensamento de seus clientes, seja positivo ou negativo, bem como determinar quais plataformas funcionam melhor para sua estratégia.

As pessoas querem falar, e é inteligente oferecer os meios e até incentivar as conversas que acontecem na internet para melhorar a percepção da sua marca.

Marketing Digital e Inbound Marketing

Calma! Não quero complicar ainda mais seu entendimento, mas se estamos falando sobre o que é marketing digital, acho que podemos aproveitar o gancho para falar sobre Markering de Entrada (Inbound Marketing).

Apesar de conceitualmente parecerem a mesma coisa, já que ambos se propõe a trabalhar o marketing em meios digitais e online, e ambos se concentrarem em criar conteúdo digital para atrair pessoas, o marketing digital não faz distinção entre métodos “inbound” e “outbound”.

Táticas Outbound são usadas para transmitir a mensagem de marketing às pessoas em todos os meios digitais, até por vezes desconsiderando a relevância. Por exemplo, alguns banners que você vê em alguns sites que tentam empurrar alguma coisa que, não necessariamente, você quer, precisa ou está pronto para consumir.

Em contrapartida, as táticas Inbound se concentram principalmente na criação de conteúdo relevante para atrair seus clientes-alvo para seu site. Por exemplo, um dos ativos mais fortes de uma estratégia de Inbound Marketing é o blog, que permite que você capitalize os termos que seu público-alvo está buscando.

Resumindo, a proposta do Inbound Marketing é criar um “funil” para atrair, engajar, converter e reter o cliente. Ou sobre a definição da HubSpot, atrair, converter, fechar e encantar clientes online. Já o marketing digital é simplesmente um termo que representa as táticas de marketing online, independente de ser de entrada ou saída.

 

Metodologia Inbound Marketing

 

Ficou claro isto para você?

O Marketing Digital funciona para seu Negócio?

Aqui estão alguns pontos em que o marketing digital funciona muito bem para a consciência da sua marca:

  1. Facilidade de Acesso
    Utilizando o marketing digital, você pode envolver seu público e interagir com ele. A informação fica muito mais fluída utilizando meios digitais de comunicação.
  2. Vantagem Competitiva
    Usando o marketing digital você certamente terá uma vantagem competitiva. Você pode amplificar seu alcance, por exemplo, utilizando as mídias sociais como ferramenta para criar um canal de comunicação. E não só isso, você pode ser capaz de identificar os padrões comportamentais para criar uma mensagem de marketing que vá de encontro às necessidades do seu target.
  3. Eficácia
    Isto é, ter a segurança de um bom resultado.

Uma das formas de aumentar ainda mais a eficácia do marketing digital é o Marketing de Conteúdo. Entenda marketing de conteúdo como entregar o conteúdo que seu público-alvo está buscando. Isto vai tornar sua marca muito mais relevante para seu público, tornando também seu negócio muito mais visível.

Outra forma também muito eficaz de aumentar seu resultado, ao contrário do que muitos pensam, é criar uma estratégia de e-mail marketing, focando em construir um relacionamento de longo prazo com seu consumidor. Você deve considerar, principalmente:

  • Assuntos atraentes
    Nunca use apelos publicitários! Seu e-mail deve ser diferente de uma propaganda. Assunto é o início de tudo e deve ser interessante a ponto da pessoa abrir sua mensagem.
  • Sensação de Exclusividade
    Você deve usar um sistema de e-mail marketing que permita enviar comunicação baseada no comportamento da sua lista. Assim, você vai ter a certeza de enviar apenas conteúdo, promoções e ofertas relacionados aos interesses do seu público.
  • Recompensas
    Ofertas exclusivas sempre ajudam em suas campanhas digitais. Dê alguma recompensa para fazer seu público se sentir confortável em promover seu negócio.

E agora, respondendo a pergunta do tópico – Sim, o marketing digital pode trabalhar e funcionar para qualquer negócio, de qualquer segmento. Independente se sua empresa vende, ou se você tem uma instituição sem fins lucrativos, o marketing digital eficaz prevê a criação de personas para identificar as necessidades do seu público, em seguida, criar conteúdo altamente valioso.

Quais os Principais Benefícios do Marketing Digital?

Agora que você já entendeu o conceito de o que é o marketing digital, vamos ver alguns benefícios que ele pode trazer para você. E, antes de listar alguns, talvez o maior deles seja a grande vantagem sobre os esforços de marketing offline, no sentido de permitir que você acompanhe praticamente tudo, de forma muito precisa, em tempo real.

Se você já fez uma campanha offline, um anúncio de jornal ou revista, outdoor, rádio ou tv, etc, deve saber o quanto é difícil estimar quantas pessoas realmente perceberam seu anúncio. Assim, é quase impossível determinar se qualquer desses anúncios foi realmente responsável por uma venda. Por outro lado, o marketing digital oferece meios para que você acompanhe praticamente tudo, mesmo que não seja em tempo real, mas permitindo calcular o retorno sobre investimento (ROI) sobre seus esforços.

Em nível prático, o marketing digital pode bastante em:

Gerar tráfego para seu site

Além de poder usar diversas táticas para gerar tráfego para suas páginas, você ainda consegue saber o número exato de pessoas que viram ou estão vendo naquele exato momento, usando por exemplo, o Google Analytics.

E por que ter métricas é tão importante? Porque esta inteligência vai ajudar você a priorizar canais, investir de forma mais eficaz e direcionar seus esforços para atingir um público cada vez mais qualificado para sua oferta.

Com o marketing digital gerando tráfego você têm muito mais do que visitas, você tem a capacidade de identificar tendências e padrões de comportamento, permitindo tomar decisões mais acertadas, para atrair cada vez mais pessoas para o tipo do seu funil de marketing.

Gerar leads

Imagine que você tenha criado uma promoção e imprimiu folhetos para colocar na caixa de correio das pessoas. Como você vai saber se as pessoas viram, leram ou se jogaram imediatamente no lixo?

Agora imagine esta mesma campanha online. Você cria uma página (landing page) para entregar esta oferta. Você poderá medir exatamente o número de pessoas que viram sua mensagem; pode coletar os dados destas pessoas, como nome e e-mail. Em seguida, você pode transformar este lead em um cliente efetivo.

Em quanto tempo começarei a ter resultados?

Entender o que é Marketing Digital e as melhores táticas, conceitualmente falando, é importante, mas antes de qualquer coisa, você precisa definir claramente suas metas, seus KPIs, onde quer chegar e o que é um resultado efetivo para o seu negócio. Sem objetivos e sem os indicadores que possam determinar se conseguiu ou não atingir estes objetivos, você terá a sensação que o marketing digital é “ralo” para seu tempo e dinheiro.

 

Web Analytics

 

Agora…

Não fique achando que o marketing digital é para gerar resultados rápidos e com pouco esforço.

Não é porque você tem vantagens sobre o marketing offline, como poder medir seu ROI, que você vai conseguir chegar a algum lugar, sem ter uma estratégia eficiente de marketing digital.

Costumamos dizer aqui na M3 Marketing Digital que você tem três variáveis importantes para obter resultados com seu marketing digital: Tempo (T), Dinheiro (D) e Esforço (E).

Seu esforço (E), sempre tem que ser “máximo possível”. Agora os dois outros elementos devem estar equilibrados, mas na escassez de um, precisa-se mais do outro.

Por exemplo:

  1. Você tem tempo mas não tem dinheiro
    Então, você precisa de tempo. Você vai focar em táticas que não exigem tanto investimento financeiro, como seu blog, mídias sociais – Youtube, Facebook, Instagram, etc.
  2. Você tem dinheiro mas não tem tempo ou tem pressa
    Você vai investir em publicidade e busca paga. Anúncios de vídeo no Youtube, anúncios de links patrocinados no Google AdWords, anúncios em redes sociais como Facebook, vão impulsionar seus resultados.
  3. Você tem tempo e dinheiro – Cenário ideal
    Assim é como estar num bote com dois super remos. Enquanto os dois casos acima sejam como estar num bote com apenas um remo, tendo tempo e dinheiro você vai construindo sua relevância online organicamente, mas enquanto isso, tem o impulso que o dinheiro pode dar, especialmente no início.

Agora, se você fizer seu dever de casa, criando suas personas, identificando necessidades de seu público, e se concentrando em criar conteúdo útil para atraí-los, provavelmente, dentro de seis meses você poderá estar colhendo excelentes resultados. Isto é uma média geral.

Se você quer velocidade, resultados mais rápidos, vai precisar de mais dinheiro e menos de tempo, mas sempre recomendamos focar na construção do orgânico, usando conteúdo de qualidade, SEO e mídias sociais, para obter o que chamamos de sucesso sustentável.

Entendi o que é Marketing Digital, e agora?

Se você entendeu o que é marketing digital, entendeu o quanto ele é importante para seus esforços gerais de marketing. Se você já está fazendo, ótimo. Se você ainda não começou, comece.

Se você precisa acelerar seus resultados, mas quer evitar a curva de aprendizado, ou quer entregar a um time de especialistas, solicite um orçamento conosco.

Para finalizar… Você já sabia o que era marketing digital? Você já usou alguma tática que funcionou bem? Alguma funcionou mal? Você quer aprender mais sobre marketing digital para criar suas próprias campanhas ou você quer entender melhorar até para contratar alguém? Conte-nos seus pensamentos deixando seu comentário abaixo. Aproveite para compartilhar este posts com seus amigos em suas redes sociais.

Até o próximo.

Consultor de Marketing Digital, amante do Empreendedorismo Digital, Criador de alguns projetos digitais. Tem um caso de amor com o WordPress.

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